segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ADESE parabeniza o Agente de Defesa Ambiental pelo seu dia


No dia 6 de fevereiro é comemorado o Dia do Agente de Defesa Ambiental. A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó - ADESE homenageia todos aqueles que trabalham pela proteção do meio ambiente.

Responsável por fiscalizar, resolver e propor atividades e obras para a conservação e prevenção do meio ambiente, através de vistorias, estudos técnicos de locais, análise de processos e avaliação de impactos, que visam o cumprimento da legislação ambiental, esse profissional promove a educação, orientando o público sobre os cuidados existentes para garantir a preservação do meio ambiente, e o seu controle de qualidade. Além disso, é sua função garantir o correto funcionamento do sistema de vigilância, monitoramento e coibição de infratores, e combater os danos causados, pelo homem, à natureza.

É importante que o Agente de Defesa Ambiental demonstre segurança, paciência e responsabilidade social, domine as legislações ambientais e conhecimentos gerais, e se preocupe com questões de desenvolvimento e sustentabilidade. Também é desejável que saiba se comunicar, tenha perfil de liderança e cultive a ética profissional. Além disso, espera-se que o profissional tenha interesse nas áreas de saúde e ecologia, possua capacidade avaliativa, de autocontrole, e adaptabilidade, assim como tenha noções de análise de soluções e problemas.

Assim poderá atuar nas áreas relacionadas à biologia, e nos setores ligados à agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e pescas. Esse profissional também atua na elaboração de projetos ambientais, como guarda florestal em parques, e no cargo de inspetor e policial agrícola e de mananciais.
Parabéns! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!