segunda-feira, 5 de março de 2012

ADESE 10 ANOS: Nem muito nem pouco!

A ADESE está completando 10 anos! Isso significa uma década de existência com muito trabalho e persistência na região do Seridó. Não temos como medir se 10 anos é muito ou pouco! O que sabemos e podemos nos orgulhar, é que nesses 10 anos de atividade, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó já ajudou a melhorar a vida de milhares de pessoas e ajudou ao Seridó a conquistar um importante espaço na geografia social e econômica do Estado do Rio Grande do Norte.

Ter uma instituição como a Adese é motivo de orgulho para qualquer povo. E, quando esse povo é a "nação Seridó", esse orgulho tem um gostinho bem melhor! Um gostinho que vem acompanhado com um realce de participação popular e divisão de responsabilidades entre as mais diversas camadas sociais da região.

Ao longo desse tempo a Adese esteve presente em todos os municípios e recantos do Seridó. E, quando preciso, levou o Seridó a outros lugares e recantos do país e até para países da Europa e América Latina. Foi a voz dos afônicos e a presença dos ausentes quando a necessidade a convocou. Foi a certeza da realização e materialidade de muitos sonhos que pareciam distantes ou meras utopias. Foi a própria força em forma de convocação e ação para que as mudanças pudessem acontecer e renovar as esperanças. Foi a soma e a multiplicação de agentes ansiosos pela construção de um mundo novo a partir do micro espaço de participação cidadã de milhares de seridoenses construtores do seu próprio destino. A Adese foi tudo isso e muito mais!

Mas, se podemos afirmar que a Adese foi e fez tanto ao longo desse imensurável espaço de tempo. Igualmente podemos afirmar que ela está apta a ser muito mais nos anos que se avizinham. A experiência acumulada a credencia para a realização de muitos projetos em prol de um desenvolvimento que privilegia a sustentabilidade como um valor e a participação social como requisito para a materialização dos sonhos e anseios das pessoas.

Como não há como medir o valor das realizações pela lógica da cronologia, ousemos acreditar que os sonhos estão se  fazendo reais pelas nossas próprias mãos, e que o tempo da ADESE pode estar simplesmente, apenas começando!

Por esses e tantos outros motivos é que celebramos os 10 anos da Adese, louvando à Deus pelos seus construtores e todos os que a fazem ser o maior patrimônio da sociedade civil organizada da região do Seridó. Viva a ADESE!

Escrito por Galvão Freire - Diretor-Presidente da ADESE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!