Follow by Email

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Agricultores solicitam ao IBAMA rever embargos de terras de produção às margens do Açude Itans, em Caicó

Audiência Pública realizada ontem, 15 de maio, no Sindicatos do Trabalhadores Rurais de Caicó discutiu à questão do embargo de terra às margens do Açude Itans
Agricultores que fazem uso das terras às margens do Açude Itans se reuniram ontem, terça-feira (15), em audiência pública no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó com o superintendente do IBAMA, Alvamar Queiroz. A equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) se fez presente à audiência.

Os agricultores pleitearam o desembargo das terras e, também o direito de continuar plantando e colhendo, pois alegaram que precisam continuar a produzir, quase todos tiram o sustento de suas famílias do que é produzido nas terras. Com isso, foi elaborado um documento, assinado pelos agricultores e segmentos representativos, pedindo a solicitação de desembargo.

Em entrevista ao Repórter Marcos Dantas - Rádio Caicó/AM, o Superintendente do IBAMA/RN, Alvamar Queiroz disse: “Eu estou levando esse documento para anexar ao processo já existente, vamos sentar com nossos técnicos para avaliar, levando em consideração esse momento de seca que está passando a região, vamos levar este assunto ao Ministério Público para resolvermos esse assunto o mais rápido possível. O IBAMA podia administrativamente tomar essa decisão sozinho, mas preferimos nos firmar em coisas mais técnicas, e vamos levar para a apreciação dos técnicos”, falou.

A reunião também deixou claro que os produtores que não tiveram suas terras embargadas, na ação do IBAMA, podem plantar e produzir normalmente, já que estão dentro dos parâmetros legais da lei.  O Superintendente acredita que dentro de uma semana terá uma resposta definitiva para o pleito dos agricultores. “Vou entregar o documento aos técnicos, vamos dar maior celeridade a isso devido ao momento de estiagem que os seridoenses estão enfrentando, a exemplo de todo o Estado”, finalizou.

Edição: Ivanilson Barros Júnior
Assessor Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA
E-mail: cbh-comunicação@fator4.com.br

Fonte e fotos: marcosdantas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!