quarta-feira, 2 de maio de 2012

Centro de Apoio ao CBH PPA participa de Expedição Cultura Ecológica em Santana de Garrotes/PB



Embora a Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, venha sofrendo com o  rocesso de conservação de suas áreas, ainda existem instituições e mobilizações da sociedade civil preocupadas em mantê-la viva e bem conservada, seja diminuindo as agressões, como também preservando ou despertando o interesse das pessoas em preservá-la. Com este pensamento, e comemorando o Dia Nacional da Caatinga, que aconteceu no dia 28 de abril, a ONG SOS Rio Piancó, com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, através do Centro de Apoio, promoveram a Expedição Cultural Ecológica Ambiental, em Santana dos Garrotes/PB.

A programação, voltada  a despertar e conscientizar a população do Vale do Piancó quanto à importância deste bioma e de sua preservação, englobou a realização de visitas técnicas a locais de grande riqueza natural, como a Serra Branca, localizada em Santana dos Garrotes, e logo em seguida a Indústria de Mineração CROATÁ, empresa de engarrafamento de água mineral, que possui uma área de aproximadamente 30 hectares, sendo 319 m2 de área construída, totalmente protegida pela natureza. 


O evento teve início às 8h da manhã na praça Salviano Leite, centro de Piancó, onde aconteceu a concentração dos participantes da Expedição. Além da ONG SOS Rio Piancó, do Centro de Apoio ao Comitê, participaram também Rotaract Clube, 13º Grupo de escoteiros da PB, e Interact Clube / Capítulo Demolay Ivon Leite de Azevedo 645.




Além das visitas, o evento contou com uma palestra promovida pelo SENAR/PB sobre Turismo Rural. A palestra foi mobilizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Santana dos Garrotes e foi ministrada pelo instrutor Cícero Lacerda, que fez um panorama sobre a situação do turismo no meio rural no país e apresentou técnicas para identificação dos potenciais turísticos da região e como gerar emprego e renda com a atividade. Falaram também, o proprietário da água mineral Croatá, Júnior Silva Xavier; O Coordenador do Centro de Apoio, Emídio Gonçalves; e o Presidente da ONG SOS Rio Piancó, José Rodrigues Filho.

O evento foi encerrado logo após as palestras com a visitação aos poços da água mineral Croatá, onde também ficou constatado a preservação e cuidado com o meio-ambiente. Ficou claro que os propósitos conservacionistas, pretendia despertar em todos que participaram a importância de preservação  da natureza, garantido um pensamento de sustentabilidade das áreas visitadas, das potencialidades turísticas, e o zelo as reservas e recursos naturais. 

ONG SOS Rio Piancó

A ONG SOS Rio Piancó tem como sede a cidade de Piancó/PB, localizado na microrregião de Piancó, distante 387km a oeste da capital João Pessoa/PB. O nome Piancó foi dado ao rio que banha todo o Vale do Piancó, constituído de vinte cidades. A ONG, tem como Presidente José Rodrigues Filho, membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu.



Ivanilson Barros Júnior
Assessor Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA
Rua Otávio Lamartine, 891, Centro - Caicó-RN
Tel.: 84 3417-2948 - Cel.: 8896-1840
CEP 59300-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!