quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pesquisadores da UFCG e do INSA vieram a ADESE em busca de parceria para implantar torres micrometeorológicas na região do Seridó


Pesquisadores do estado da Paraíba (UFCG e INSA) estão na sede da ADESE em reunião com a equipe técnica da Agência para buscar parceria em projeto
Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) estão em visita, hoje 31 de maio, à sede da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) para discutir sobre uma possível parceria entre a Agência e o INSA.

O projeto pretende desenvolver o trabalho num núcleo de desertificação na região do Seridó, possivelmente próximo a cidade de Parelhas-RN, que é um destes núcleos na região do Semiárido. Os pesquisadores estão em busca de uma área para a implantação de torres micrometeorológicas que, a princípio precisam ser instaladas em áreas degradadas (em processo de desertificação) e também em áreas de vegetação preservadas. 

Estas torres irão medir a troca de calor e massa, entre a superfície e a atmosfera. E a execução e os possíveis resultados virão a longo prazo. Entretanto, dentro dos resultados a longo prazo existirão subprojetos que poderão ter resultados imediatos e a médio prazo. 

Os pesquisadores disseram que a equipe que irá executar o projeto é composta de vários profissionais e formações diferentes (multidisciplinar). A vinda a ADESE tem o intuito de buscar uma parceria, tanto logístico, quanto de informações referentes à região.

Segundo Carlos Antonio Costa dos Santos, professor da UFCG, e um dos idealizadores do projeto: "A ADESE conta com toda uma infraestrutura pessoal e logística sobre a região do Seridó,e também por ter um conhecimento de campo sobre toda a região", disse.

Na reunião ficou definido que os pesquisadores irão voltar à ADESE para apresentar o projeto, tanto a parte de onde se dará o projeto, quanto aos recursos e apoio logístico que será empregado.

Participaram da reunião a técnica de meio-ambiente da ADESE, Paula Salmana, e o Coordenador do CBH-PPA, Emídio Gonçalves, Agência de comunicação Fator4 e os pesquisadores  Bergson Guedes Bezerra, do Instituto Nacional do Semi-árido, Carlos Antonio Costa dos Santos e Pedro Vieira de Azevedo, Professores da UFCG. 

Ivanilson Barros Júnior
Assessor Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA
Rua Otávio Lamartine, 891, Centro - Caicó-RN
Tel.: 84 3417-2948 - Cel.: 8896-1840
CEP 59300-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!