sexta-feira, 20 de julho de 2012

2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Caicó realiza captura de jacaré no açude Gargalheiras, em Acari


 O 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental, sediado em Caicó no Complexo Turístico Ilha de Santa´Ana, realizou uma captura inédita na história da Região do Seridó, de um jacaré no açude Gargalheiras, município de Acari, nessa quinta-feira (19).

A viatura da CIPAM foi acionada por um pescador, da comunidade Bulhões, Rair Primo de Araújo, 24 anos, residente na comunidade Bulhões na cidade de Acari que visualizou o animal silvestre na região. De imediato, os Policiais Militares Ambientais, comandados pelo Cabo PM Laurentino, se deslocaram até o local indicado onde efetuaram a captura de um jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris).

O animal foi conduzido para a sede do 2º Pelotão de Policia Ambiental da cidade de Caicó e será entregue ao IBAMA que deverá levá-lo para a sede do órgão em Natal, log após passará por uma triagem para assim ser dado o destino correto do animal.

O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) é um jacaré típico da América do Sul. A espécie habita as florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, em lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro que vive aproximadamente cinquenta anos. São conhecidos por este nome pois, durante a fase do acasalamento, estes animais costumam ficar com a área do papo amarelada.

Mede em média entre 1,5 m e 2,5 m mas já foram capturados exemplares com mais de 3,9 m. Caracterizam-se por possuírem uma mordida forte, podendo partir o casco de uma tartaruga com extrema facilidade.

A espécie se encontra classificada como “quase ameaçada” (NT), com possibilidade de ser qualificada para ser incluída numa das categorias de ameaça em um futuro próximo.


ENTENDA MAIS
O que é um animal silvestre?
Animal silvestre não é o doméstico. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, galinhas e porcos, entre outros. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. O papagaio, a arara, o mico e o jabuti, ao contrário do que muitos pensam, são animais silvestres.


Por que (mesmo tratando bem) não devemos ter animais silvestres em casa?
Cuidar de animais silvestres em casa pode parecer uma forma de amar a natureza, mas não é. Lugar de bicho é em seu habitat natural, e não nas cidades. Quem realmente gosta dos animais vai querer que eles fiquem onde se sintam mais felizes.

Por que comprar bichos é ilegal?
Ter animais silvestres como bichos de estimação é ilegal conforme a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98. Ela proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa para quem a desrespeitar.

Quais são os problemas de quem cria animais em casa?
Ser dono de animal silvestre não é uma atividade muito segura. Entre os principais problemas estão o risco de ataques e a transmissão de doenças como a malária, a febre amarela e várias viroses desconhecidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!