sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Simpósio em Currais-Novos atrai produtores e pesquisadores para tratar sobre produção do leite e queijo do Seridó



Simpósio atraiu agentes que atuam na produção da bacia leiteira do Seridó

Debater a cadeia produtiva e discutir melhorias para produção: assim foi o que aconteceu no 1º Simpósio sobre Produção de Leite e Queijos no Seridó ocorrido nesta quarta-feira (24) em Currais Novos.

Organizado pelo Território da Cidadania do Seridó, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN) campus de Currais Novos e apoio do Sebrae/RN, o evento atraiu diversos produtores rurais, sindicatos, pesquisadores e opinadores diversos que atuam diretamente com a cadeia produtiva e os pecuaristas da bacia leiteira da região do Seridó.

O evento foi realizado no Aero Clube de Currais Novos, onde foram apresentados o Diagnóstico da Bacia Leiteira do Seridó, o estudo sobre o Queijo de Manteiga do Seridó, os aspectos legais da produção e comercialização de queijos artesanais. Durante o simpósio, foi repassada a experiência de produtores de queijos do Ceará na implantação do selo de identificação geográfica.

De acordo com o diagnóstico, feito em 2010, a região do Seridó produziu quase 100 milhões de litros de leite. “Isso consolida a região como a principal bacia leiteira do Rio Grande do Norte, mesmo com todas as dificuldades climáticas ou mesmo de pastagens, mesmo se contrapondo a outras regiões do estado mais propícias a criação de gado”, afirma o diretor da ADESE, Galvão Freire.

O evento contou com o apoio da EMATER/RN, Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO), Associação dos Municípios do Seridó (AMS), FETARN, POLO SINDICAL, Sindicatos dos trabalhadores Rurais de Currais Novos/RN, e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Ivanilson Barros Júnior
Assessor Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA
Rua Otávio Lamartine, 891, Centro - Caicó-RN
Tel.: 84 3417-2948 - Cel.: 8896-1840
CEP 59300-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!