quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Diretor da ADESE participa de audiência pública na Assembleia Legislativa/RN sobre os efeitos da seca



O Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE), Galvão Freire, participa hoje, às 15h, de uma audiência pública para discutir o combate à seca no Rio Grande do Norte.

A proposição da audiência foi feita pelo deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM),  e com ela pretende levantar a situação da agricultura, da pecuária e do abastecimento de água nos municípios potiguares que sofrem os efeitos da estiagem, bem como o que tem sido feito para minimizar os transtornos causados a essas populações.

A seca de 2012 já é considerada a mais grave dos últimos quarenta anos no Brasil. Além dos problemas de abastecimento de água, os produtores registram a morte do rebanho no interior do RN. Desde abril deste ano, 139 municípios tiveram o estado emergência declarado pelo governo de estado que criou um comitê para tratar sobre a seca. Entre as ações está a Operação Carro Pipa. Em nível federal, o estado articula com o Ministério da Integração Nacional, ações como o Seguro Garantia Safra, que deve beneficiar mais de 37 mil famílias no Rio Grande do Norte. Outros temas em debate na audiência pública serão os programas Seguro Safra e “Bolsa Estiagem”.

Além da ADESE, foram convidados representantes da Defesa Civil do Estado, Emparn, Departamento Nacional de Obras Contra a Secas (DNOCS) e as secretarias estaduais de Agricultura, Recursos Hídricos e Infraestrutura, entre outros órgãos públicos ligados ao tema e prefeitos das regiões mais atingidas.

"Vamos reunir órgãos competentes e representantes dos municípios e atividades econômicas atingidas pela estiagem para fazer um levantamento da situação e do que já está sendo feito para atender aos norte-rio-grandenses que vivem nessas áreas, bem como para receber reivindicações e sugestões com o objetivo de apoiar a gestão estadual no exercício das suas funções de coordenação e monitoramento das ações emergenciais de enfrentamento aos efeitos da seca", explicou o deputado.

Ivanilson Barros Júnior
Assessor Comunicação Centro de Apoio do CBH PPA
Rua Otávio Lamartine, 891, Centro - Caicó-RN
Tel.: 84 3417-2948 - Cel.: 8896-1840
CEP 59300-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!