Follow by Email

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Conferência do Meio Ambiente escolhe delegados para Conferência Estadual em Natal

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) juntamente com os municípios que englobam a região e que realizaram as Conferências Livres do Meio Ambiente, que serviu principalmente para discutir e objetivar e documentar as questões ambientais da região, participaram da Conferência Regional na sexta-feira 05 de julho, no auditório da 10ª DIRED, em Caicó/RN.

O prefeito Roberto Germano disse que o evento foi muito importante e congregou pessoas de todo o Seridó, para debater e construir uma proposta para a Conferência Estadual e posteriormente apresentar na Conferência Nacional do Meio Ambiente. 

Roberto Germano também destacou a questão dos resíduos sólidos, já que os municípios do Seridó estão integrados através do Conselho Intermunicipal de Resíduos Sólidos, para implantar definitivamente o aterro sanitário, inclusive o terreno fica localizado entre os municípios de Caicó e São José do Seridó.

O Prefeito Roberto Germano confirmou que o projeto do aterro sanitário já foi feito e a expectativa é que no próximo ano, a obra será uma realidade e que trará muitos benefícios para o meio ambiente do Seridó. 

Mary Sorage – Coordenadora da Conferência Estadual do Meio Ambiente também falou ao Correio do Seridó.

“Eu saio daqui muito feliz e satisfeita, pois a conferência conseguiu cumprir todos os objetivos. A gente construiu amizade, companheirismo, solidariedade e propostas muitas concretas para implementar a política de resíduos sólidos, que é um problema municipal, estadual, nacional e mundial. A gente está começando a fazer o nosso dever de casa”.

Ela disse que a Conferência de Caicó representa a Regional do Seridó. Ainda serão realizadas conferências na região Metropolitana (Natal) , na região do Mato Grande (João Câmara), Região Agreste (Santa Cruz) e região do Oeste (Pau dos Ferros).

Segundo Mary Solage, o principal desafio é focar no tema, pois as carências e necessidades são muitas na área ambiental. Como a conferência é um ema específico em resíduos sólidos, a gente sente vontade de externar a preocupação com a água, o ar, o solo, envolvendo outras questões que são importantes. Então, é um desafio a gente manter o foco.

Já o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nagib Libânio, disse que o evento foi positivo e durante o encontro foram tiradas 20 propostas para a Conferência Estadual do Meio Ambiente. “O Seridó estará bem representado na Conferência Estadual nos dias 3 e 4 de setembro próximo em Natal”, afirmou Nagib.

O ambientalista Chico Elpídio ressaltou que a Conferência Regional do Meio Ambiente teve êxito e enfatizou que o evento proporcionou muita aprendizagem para todos os participantes. Assim, a gente vai construindo uma história e ajudando a mãe natureza”, concluiu.

Paula Salmana – Coordenadora Técnica da ADESE – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó fez uma avaliação positiva da Conferência Regional do Meio Ambiente.

A Comissão está satisfeita com os resultados e tivemos propostas produtivas que serão encaminhadas ao Ministério do Meio Ambiente e a participação superou as expectativas”, revelou Paula Salmana.

O ponto negativo foi a pequena participação do setor empresarial. Foram escolhidos 27 delegados que irão representar a Conferência Estadual em Natal e definidas 20 propostas prioritárias sobre educação ambiental, redução de impactos ambientais, geração de emprego e renda e produção e consumo sustentáveis. 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!