sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Seminário realizado em Caicó finaliza o ciclo de debates.

Representantes da Câmara Municipal de Caicó, Conselho Administrativo da ADESE, Prefeitura Municipal de Caicó, ADESE, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Território da Cidadania do Seridó compõe a mesa diretiva.
Teve início na manhã de ontem, às 9h30, o último dia do Seminário "Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável do Seridó". O evento contou com a presença do Prefeito Municipal de Caicó em exercício, Oriel Segundo de Oliveira, representantes das Prefeituras Municipais de Timbaúba, Serra Negra, São Fernando e da Câmara Municipal de Caicó, além das presidentes do STTR Caicó, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Conselho Administrativo da ADESE e membros da FETARN, FIERN, IFRN e diversas Associações.

Diretor-executivo da ADESE, Petrúcio de 
Lima Ferreira, em entrevista com a imprensa.
Após apresentação da mesa diretiva, o diretor-executivo da ADESE, Petrúcio Ferreira, fez uma explanação sobre os conceitos nos quais estão inseridas as dimensões ambientais, tecnológicas, econômicas, sócioculturais e político-institucionais. Com o término da palestra, os participantes se inscreveram nas dimensões de seu interesse e iniciaram a discussão sobre as principais necessidades de cada área. O Seminário encerrou-se por volta das 15h, após a apresentação das propostas pelos participantes. O debate foi bastante produtivo, havendo intervenções e sugestões da plenária a todo momento. Uma das principais questões apresentadas, não só no Seminário de Caicó, como também em Currais Novos e Parelhas, foi a necessidade de se implantar uma estrutura para reutilização da água, seja na zona rural ou na zona urbana. Os participantes atentam para o problema recorrente da seca e enfatizam que a sociedade como um todo precisa agir o quanto antes, reaproveitando, por exemplo, a água usada para o banho e no lavatório. 

O Seminário realizado em Caicó fechou uma sequência de discussões feitas também nas cidades de Parelhas (05/12) e Currais Novos (10/12), resultando numa série de proposições que visam o planejamento das ações da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó para os próximos três anos. Com base nisso, será feito um relatório com todas as propostas levantadas, sendo divulgado posteriormente aqui no Blog, bem como repassado para as prefeituras de todos os municípios dos três Subfóruns. Em relação à prática das proposições, a ADESE irá enviá-las a todos os órgãos e instituições pertinentes, fazendo o acompanhamento para que as mesmas possam tomar as devidas providências.


Dimensão sóciocultural e político-institucional 

discutem suas propostas.   
                         
A ADESE agradece a participação de todos e frisa novamente a importância de cada município na busca pelo desenvolvimento da nossa região. Através de debates como esse, podemos contribuir com a constatação das mais diversas necessidades, pensando juntos na melhor solução para os mesmos, seja a curto, médio ou longo prazo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!