sexta-feira, 22 de junho de 2012

ADESE, Diocese de Caicó-RN e associações de catadores de material reciclável da cidade de Parelhas e Caicó visitam projeto de resíduos sólidos da cidade Bonito de Santa-Fé/PB


Comitiva saiu de Caicó-RN no dia 13 de Junho para conhecer de perto o Projeto "Prática Sustentável de Gestão de Resíduos Sólidos de Bonito de Santa Fé"
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) e o Centro de Apoio ao Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) estiveram, juntamente com os representantes das associação de catadores de material reciclável da cidade de Parelhas e Caicó e também Diocese de Caicóem comitiva para visitar projeto de destinação de resíduos sólidos no município paraibano de Bonito de Santa-Fé.

 
O objetivo da comitiva foi conhecer de perto o Projeto "Prática Sustentável de Gestão de Resíduos Sólidos de Bonito de Santa-Fé". Projeto este realizado através da Associação de Catadores de Material Reciclável do município, com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito.

Na visita foi possível acompanhar o trabalho dos associados na coleta, no método porta a porta, até o local destinado para triagem do material. Destaca-se na coleta a importante colaboração da população que separa o material reciclável de maneira organizada.

Outro destaque na visita foi perceber que a mobilização acontece através de palestras nas escolas, e também as visitas de técnicos as residência e outros setores, devido a participação de órgãos públicos, empresas privadas e instituições não governamentais. Essas visitas acontecem para explicar como deve ser feita a separação dos resíduos sólidos.

O trabalho da associação de Bonito Santa-Fé/PB começou há 6 meses e está concorrendo este ano ao Selo UNICEF.

Conhecer o projeto do município de Bonito faz parte da preparação para a implantação da coleta seletiva em Caicó, a qual a ADESE será parceria da Prefeitura de Caicó para execução do projeto.

ENTENDA

No dia 29 de maio, na sede da na sede da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE), trouxe representantes do Poder Público Municipal e Associação de Catadores de Material Reciclável para discutir a execução do projeto de coleta seletiva na cidade de Caicó-RN. A reunião discutiu como se dará a execução e a definição das estratégias sobre a implantação de Coleta Seletiva.

A ADESE poderá assinar um termo de parceria com a Prefeitura Municipal de Caicó para o desenvolvimento do projeto junto à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Caicó. A ADESE será a responsável pelo execução prática do projeto, mas o trabalho específico de implantação e execução da coleta seletiva será feito pela própria associação de catadores.

A ideia partiu do próprio prefeito de Caicó, em reunião entre a Prefeitura de Caicó e a ADESE. Nesta, ficou decidido que o processo de coleta será na modalidade porta a porta.

Pelo termo de parceria a prefeitura de Caicó destinará os recursos necessários para garantir toda a infraestrutura no primeiro ano de funcionamento do projeto, como: prensas enfardadeiras, balanças eletrônicas, carros de plataforma, uniformes e acessórios de segurança para os catadores, dentre outros utensílios. 

Ivanilson Barros Júnior
Assessor Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA
Rua Otávio Lamartine, 891, Centro - Caicó-RN
Tel.: 84 3417-2948 - Cel.: 8896-1840
CEP 59300-000


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!