segunda-feira, 18 de junho de 2012

ADESE participa de audiência com a Governadora do RN Rosalba Ciarlini


Audiência na Governadoria do Estado do RN, Governadora do RN, Rosalba Ciarlinni e prefeitos do Seridó
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE), através do seu Diretor-Presidente, Galvão Freire, e do membro do Conselho de Administração, Dom Delson, participou hoje pela manhã, 18 de junho, de uma audiência com a  Governadora do RN, Rosalba Ciarlini.

A audiência discutiu as questões sobre as licenças ambientais dos projetos que serão implementados, com a emenda da CDEIC. Na reunião, a governadora garantiu que o Governo do Estado do RN dará prioridade máxima ao IDEMA, para que as licenças ambientais necessárias para os projetos sejam liberadas, garantido assim agilidade no processo. Enfatizou também que a região do Seridó precisa dessas ações, e que o governo não se eximirá de fazer o possível para que ocorra com rapidez.

Audiência na Governadoria do Estado do RN
A Governadora chamou atenção para o curto prazo, até o dia 07 de julho, para que as emendas sejam empenhadas em Brasília, e a saída encontrada foi conceder licenças prévias simplificadas pelo IDEMA, que já determinou uma comissão para passar a semana no Seridó. “São obras importantes para toda a região, ainda mais agora que estamos em situação emergencial. É um momento de aquecer a economia, são 20 milhões que vão circular no Seridó, gerando emprego. Estamos de mãos dadas para agilizar as licenças e fazer com que os recursos cheguem logo no Seridó”, prometeu a governadora.

O Diretor do IDEMA Jamir Fernandes, explicou que os projetos passarão pelo Comitê de Emergência do RN, e serão contemplados com uma licença simplificada, que já englobaria as licenças, prévia, de instalação e de operação. “As atividades de alto impacto ambiental terá que seguir a norma atual. É uma determinação da governadora e o IDEMA vai cumprir, para que os municípios não sejam prejudicados, e tenham seus recursos liberados antes do período das eleições. Esta semana ainda os técnicos estarão se dirigindo aos municípios para concluir as análises”, explicou Jamir. 

Segundo o Deputado Federal João Maia, os projetos dos municípios têm chegado ao seu Gabinete, em Brasília, mas, para que os recursos sejam liberados, é preciso ter as licenças para implementar os empreendimentos. As solicitações tratam sobre a implantação de unidades da Ceasa em Caicó e Currais Novos; implantação de uma adutora em Serra de Santana; construção de abatedouros em municípios da região; além da reforma e implantação de açudes, obras que serão executadas pela Caern em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Estavam reunidos, com a Governadora, prefeitos dos municípios seridoenses contemplados com a emenda de 20 milhões de reais: Prefeito Francisco Medeiros (Parelhas), Júnior Laurentino (Tenente Laurentino), Geraldo Gomes (Currais Novos), Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas), José Sally (Cruzeta), Genilson Medeiros (São Fernando), e os representantes das prefeituras de Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas e Cerro Corá, secretários do Governo, o diretor do IDEMA, Jamir Fernandes e José Marcelo Ferreira Costa, consultor-geral do RN, Deputado Federal João Maia; Superintendente do IBAMA-RN, Alvamar Costa; Secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto; Diretor Presidente do IPEM-RN, Carlson Geraldo Gomes.

Texto: Marcos Dantas
Edição:  Ivanilson Barros Júnior
Assessor de Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA
Rua Otávio Lamartine, 891, Centro - Caicó-RN
Tel.: 84 3417-2948 - Cel.: 8896-1840
CEP 59300-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!