Follow by Email

terça-feira, 3 de julho de 2012

INSA lança publicação com informações das características da população do Semiárido Brasileiro


O Instituto Nacional do Semiárido – INSA acaba de lançar a Sinopse do Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro. O objetivo da publicação foi disponibilizar informações atualizadas acerca das principais características da população da região semiárida, abordando o aspecto quantitativo, distribuição em nível regional e/ou municipal, por sexo, cor ou raça e faixa etária. 

Os dados apresentados foram extraídos do XII Recenseamento Geral do Brasil (Censo Demográfico 2010), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tendo apenas o recorte da região Semiárida.

Os resultados revelaram que a região Semiárida contabiliza 1.135 municípios distribuídos no espaço geográfico de nove unidades da Federação: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais, totalizando uma extensão territorial 980.133,079 km2, onde reside uma população de 22.598.318 habitantes, superior as das regiões Norte e Centro-Oeste, e representando aproximadamente 12% da população brasileira. Quanto à representatividade dos grupos etários na região semiárida, os números evidenciaram um predomínio da população adulta em relação aos demais grupos etários.

Organizada, sistematizada e divulgada em sua primeira edição na forma impressa e em meio digital (www.insa.gov.br/censosab), esta publicação constitui mais uma fonte de consulta para subsidiar a realização de estudos e pesquisas sobre a realidade da população do Semiárido brasileiro, além de contribuir na definição de políticas públicas regionais, investimentos público e privado, bem como no planejamento e uso sustentável dos recursos naturais atualmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!