terça-feira, 3 de julho de 2012

RN ganhará mais um Cômite de Bacia Hidrográfica, o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró


O estado do Rio Grande do Norte ganhará mais um Comitê de Bacia Hidrográfica, o da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró. O RN possui outros comitês de Bacias Hidrográficas: a nível federal o Piancó-Piranhas-Açu, que possui sua sede em Caicó, onde funciona o Centro de Apoio ao Comitê,  e a nível estadual o Pitimbu e Ceará-Mirim. 

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e a Agência Nacional de Águas (ANA) estarão ministrando uma oficina para a equipe da Fundação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), responsável pela mobilização social para a instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró.

O evento acontecerá nos dias 05 e 06 de julho, a partir das 8h no auditório da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). A oficina tem como objetivo capacitar os técnicos da Fundação sobre o que é um Comitê de Bacia e seu papel na gestão dos Recursos Hídricos e apresentar o Plano de Trabalho e as estratégias de abordagem no processo de Mobilização Social para a instalação deste Comitê.

A FUERN será a responsável por executar o trabalho de mobilização e organização das plenárias para a eleição e posse dos membros do Comitê. Para isso foi necessário o Financiamento do Banco Mundial por meio do Programa Semiárido Potiguar – PSP, acordo de empréstimo com o Estado do Rio Grande do Norte.

A bacia hidrográfica do rio Apodi/Mossoró possui uma área de 14.276 quilômetros quadrados. Os municípios inseridos da Bacia do rio Apodi/Mossoró são Açu, Mossoró, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Apodi, Areia Branca, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Felipe Guerra, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Itaú, Janduís, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho D’água do Borges, Paraná, Paraú, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, São Miguel, Serra do Mel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal, Upanema, Venha Ver e Viçosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!