Follow by Email

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

CAERN coleta 75 amostras da água distribuída em Caicó

Durante o mês de fevereiro, o Laboratório Central da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) faz o recolhimento de aproximadamente 75 amostras de água nos estados bruto, filtrada e tratada, para análise da qualidade do líquido oferecido à população atendida pela Regional localizada em Caicó. Nesse período de escassez nos mananciais, a Companhia redobra os cuidados com a qualidade da água.

De  acordo com o chefe da unidade responsável pelo Laboratório Central, biólogo Ederson William Figueiredo, as análises estão sendo efetuadas sobre aspectos físico-químicos, hidrobiológicos e bacteriológicos, relevantes para a aferição de índices como alcalinidade, cloretos, turbidez, nitrato, entre outros parâmetros importantes para manter a qualidade da água.

As cidades abastecidas tanto por poços como por barragens e açudes terão suas águas analisadas. Semestralmente o Laboratório Central realiza este trabalho em municípios de cada regional da Companhia. As regionais, por sua vez, fazem a análise mensalmente.

O monitoramento ocorrerá nas cidades de Acari, Bodó, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Dantas.

Existem diversos parâmetros segundo os quais a água deve estar adequada para garantir a sua potabilidade. Por isso é importante o monitoramento contínuo feito pela Caern.

Aline Rodrigues – ACS Caern

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!