quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Equipe da ADESE visita obras da Barragem da Oiticica acompanhada de Bispos

Várias lideranças sindicais estiveram presentes ao ato pela manhã na
Comunidade Barra de Santa´Ana, em Jucurutu
Cerca de 300 pessoas acompanharam hoje pela manhã, na comunidade Barra de Santa´Ana, em Jucurutu, a visita pastoral as famílias das comunidades diretamente atingidas pela construção da barragem Oiticica e ao canteiro de obras da barragem.

A visita teve um tom de discussão e sugestões ao Governo do RN sobre a questão das famílias atingidas pela obra, como a sugestão de agrovilas ou e realocamento das pessoas na cidade.

A equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE), juntamente com o Diretor Executivo, acompanhou o arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, o bispo Diocesano de Mossoró, dom Mariano Manzana, e o administrador diocesano de Caicó, padre Ivanoff da Costa Pereira ao trecho das obras, e logo após seguiu para a celebração na Comunidade Barra de Santa´Ana.

O evento reuniu representantes de associações, movimentos sociais, sindicatos, prefeitos, vereadores, secretarias estaduais, além das famílias atingidas pela construção da barragem de Oiticica, no Seridó, e o projeto de irrigação do DNOCS, na Chapada do Apodi. Muitos moradores do leito do rio acompanharam a discussão e se informaram sobre o projeto, um deles é o morador Francisco Paulo Bezerra, que mora a 3km do leito do rio, ao estado da Paraíba, e precisará deslocar sua família para outro lugar.

"Na comunidade onde moro, Brás Félix, existe 12 famílias que serão alocadas em outro lugar, mas como meu terreno é maior, posso deslocar minha casa para o fundo dele (...) vim aqui para saber sobre o processo de reassentamento e desapropriação", disse o morador.

Vários forças sindicais de municípios do Seridó participaram, principalmente os municípios que serão afetados com a proximidade da barragem, como é o caso de São Fernando, Jardim de Piranhas e Jucurutu, que já se mobilizaram e montaram um Comitê para esclarecer a população que mora no leito do rio sobre todo o processo.

O Coordenador do Polo Sindical do Seridó, Mario Luiz Dantas, também membro da Fetarn/RN, disse em presença do Secretário Estadual de Recursos Hídricos do RN, Leonardo Rego, que a preocupação maior da população são a indenização da população e seu realocamento, "Nós do Poló sindical somos a favor da construção da obra para o Seridó, mas a questão social é prioritária, precisa-se que o Governo construa agro vilas e indenize as pessoas diretamente afetadas", concluiu.

A visita teve início às 8h30 ao canteiro de obra e ao eixo da parede da barragem. Em seguida, às 10h, houve uma celebração da palavra na Igreja de Sant’Ana, em Barra de Santana. Logo após a celebração, foi dada a oportunidade para várias pessoas falaram e questionarem a obra. O representante do Governo do Estado na reunião, Secretário Estadual de Recursos Hídricos do RN, Leonardo Rego, esclareceu várias dúvidas e todo o procedimento que será tomada para desapropriação e realocamento das famílias, "Vamos montar um escritório na comunidade da empresa responsável pela obra, para que assim a comunidade seja ouvida, e que também seja apontada todos os problemas que possam surgir para as famílias", esclareceu.

O Diretor Executivo da ADESE, Petrúcio Ferreira, falou que a visita foi de extrema importância, "Muito importante a visita dos Bispos, do Promotor, e do representante do Governo do Estado, Secretário Leonardo Rego, pois este prestou esclarecimentos diversos a comunidade. E parabenizo a Igreja Católica por mobilizar toda a sociedade", disse.

A ADESE está acompanhado todo o processo de construção da barragem, participando de reuniões e audiências públicas junto a comunidade e a sociedade civil organizada. Ao final do evento ficou definido uma Audiência Pública, no dia 11 de outubro, na cidade de Jucurutu/RN, possivelmente com a presença da Governadora do Estado do RN, Rosalba Ciarlinni.


Ivanilson Barros Júnior
Jornalista DRT -
Praça Dom José Delgado (1ª andar Rádio Rural), nº 51-A, Bairro Paraíba - Caicó-RN. Tel.: 84 3417-2948 - Cel.: 8896-1840
CEP 59300-000. E-mail:
comunicação.fator4@gmail.com
Siga-nos no twitter: @ADESESerido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!