Follow by Email

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ANA realiza reunião em Caicó-RN com irrigantes e piscicultores do açude Itans para discutir sobre situação do manancial

Reunião realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó discutiu com agricultores e piscicultores situação atual do Açude Itans.
Reunião realizada no dia 05 de novembro, em Caicó-RN, pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), discutiu com agricultores e piscicultores que captam água no Açude Itans, situação atual do maior reservatório de água da cidade.

Devido a diminuição do nível de água no reservatório, dois especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA) apresentaram um balanço atual de como se encontra o açude Itans. O foco foi chegar a um consenso sobre a diminuição da vazão de água L/s (litros por segundo), estabelecer horários  para irrigação, e determinar os dias da semana para uso.

Os especialistas discorreram sobre o sistema de abastecimento de água de Caicó-RN. E disseram que, até meados de 2012, o açude Itans destinava-se ao abastecimento das zonas sul, leste e oeste de Caicó.

Entretanto, em razão da determinação da ANA em 2012, o açude Itans destina-se, além do abastecimento de água para as três zonas da cidade, hoje, segundo a CAERN, a captação no Açude supre o consumo humano de comunidades rurais de Caicó e São João do Sabugi-RN, por meio da distribuição de água potável em carros-pipa. 

Com base nessas informações, foram apresentados ao irrigantes e piscicultores (tanto os do perímetro irrigado quanto do entorno do açude) a vazão e o tempo de saída da água para uso da irrigação. Os irrigantes do perímetro consomem 80 L/s, e os irrigantes do entorno do açude 140 L/s.

Foram duas horas de discussão feitas pelos especialistas em Recursos Hídricos da ANA, Marcos Airton de S. Freitas e Wesley Gabrieli de Souza, que ouviram representantes de associações, órgãos estaduais e irrigantes, que opinaram e falaram a respeito do uso da água no açude. Foi apresentado uma tabela pela ANA, onde existia uma proposta para o uso da água que ao fim da reunião foi alterada pelos presentes.

Em consenso, ficou definido que, para os usuários do perímetro do DNOCS, devido à questões operacionais nos canais, será liberado água nas segundas e terças-feiras, ou seja, a irrigação se dará no horário das 06h às 09h, com o tempo de vazão de 3h. Nas quintas e sextas-feiras, a irrigação se dará no horário das 06h às 09h, com o tempo de vazão de 3h. No total serão 12h de vazão de água por semana.

Isso permitirá que cada usuário do perímetro disponha de água durante dois dias na semana. Para os usuários do entorno do reservatório Itans, será permitido a irrigação às terças e quintas-feiras, no horário das 07:00 às 09:00 h.

Além disso, a ANA apresentou algumas restrições ao uso de água para irrigação e aquicultura, a todos os irrigantes: Irrigar apenas duas vezes por semana; Não irrigar em horário de sol intenso:  11h00 às 17h00 – reduz perda por evaporação e não iniciar o cultivo de nenhuma cultura, enquanto perdurar a situação crítica.

A reunião foi realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó e contou com a presença de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), DNOCS, ANA, CAERN, SEMARH/RN, EMATER/RN, CODEPEME, FAERN, IGARN, Associação da Comunidade da Barra da Espingarda, Associação da Comunidade Ourives, STTR de Caicó/RN, Colônia de Pescadores Z-19, e Associações de Criadores de Peixe de Água Doce do Seridó, Perímetro Irrigado do Itans, Comunidade Nova Olinda I e II, e Açudinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!