quinta-feira, 3 de maio de 2012

Equipe Técnica da ADESE participa de I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga: A Caatinga na Rio+20, promovida pelo BNB


Caicó (RN), 03 de maio de 2012 - Nos próximos dias 17 e 18 de maio, o representante da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE), engenheiro Tarcísio Catarina, participa da “I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga: A Caatinga na Rio+20”, a ser realizada na cidade de Fortaleza/CE.
 
O evento contará com representantes de todos os setores da sociedade e irá discutir a gestão do Bioma Caatinga e as possibilidades para a integração de políticas públicas e ações. 

Segundo Tarcísio Catarina: "O resultado das discussões será consolidado em um documento intitulado Declaração da Caatinga, que formalizará os compromissos a serem assumidos pelos governos, parlamentos, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades de pesquisa para a promoção do desenvolvimento sustentável desse bioma" explicou. 

Além disso, a Declaração da Caatinga será apresentada nos eventos paralelos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, conforme acordo estabelecido entre o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará – CONPAM e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – ABEMA.

A manifestação formal desses compromissos entre os tomadores de decisão mais relevantes tem o propósito principal de elevar o patamar de prioridade da agenda político-institucional relacionada ao Bioma Caatinga em todas as esferas da sociedade brasileira, permitindo, inclusive, o estabelecimento de um processo permanente de governança. 

O evento acontecerá na sede do Banco do Nordeste em Fortaleza, e paralelamente à Conferência Regional ocorrerá a Mostra de Produtos e Práticas Sustentáveis da Caatinga, na qual serão expostos os resultados de iniciativas exitosas desenvolvidas nos nove estados participantes.

O Bioma Caatinga possui um grande potencial a ser explorado, e também há a possibilidade de a Caatinga ampliar a sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país, sem prejuízo da sustentabilidade ambiental.

Ivanilson Barros Júnior
Assessor Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA
Rua Otávio Lamartine, 891, Centro - Caicó-RN
Tel.: 84 3417-2948 - Cel.: 8896-1840
CEP 59300-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!