quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ADESE parabeniza a maior floresta tropical do planeta e um dos mais ricos biomas mundiais: a Amazônia.


Dia 05 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia. (Foto: AFP)
Hoje, 05 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia, uma área de mais de sete milhões de km² que guarda um dos mais ricos biomas mundiais. Um dia muito especial, entretanto, lamentavelmente a região mais rica do planeta que ainda convive com a pobreza e com a destruição. O Brasil ainda não aprendeu a dar valor a Amazônia.

A Amazônia não pode ser vista como um problema. Ela é solução. É a maior e melhor vantagem comparativa que o Brasil tem para liderar o mundo. Nossa biodiversidade, o conhecimento das populações tradicionais e a nossa imensa floresta, precisam ser valorizados para que o planeta se encontre com a sustentabilidade.

A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. Ela ocupa dois quintos da América do Sul e metade do território brasileiro, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Não é só o tamanho da floresta que impressiona. Ela também é rica em minerais, espécies vegetais e animais, além de guardar cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo (graças ao grande volume de água dos seus rios). Ao absorverem carbono, suas árvores contribuem para o equilíbrio do clima mundial. Tudo isso mais a variedade de solos, altas temperaturas e muita chuva faz com que a Amazônia seja um ecossistema autossustentável, isto é, capaz de se manter com seus próprios recursos.

Apesar de toda a grandeza da Amazônia, seu solo tem baixa fertilidade. Por isso não adianta derrubar suas árvores para investir na agricultura e em pastos para o gado. Sem a cobertura vegetal para proteger, a água da chuva carrega os nutrientes do solo e o empobrece.

Desmatamentos, disputas pelo domínio de suas terras, caça e pesca sem controle e contrabando de animais e de plantas ameaçam a sobrevivência da floresta e impedem a utilização correta de seus recursos para o bem da humanidade. O melhor que temos a fazer é proteger a Amazônia.

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) parabeniza à maior floresta tropical do planeta, e contribuir também em garantir a defesa deste ambiente tão rico e autossustentável.

VIVA A AMAZÔNIA!

Ivanilson Barros Júnior
Assessor Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA
Rua Otávio Lamartine, 891, Centro - Caicó-RN
Tel.: 84 3417-2948 - Cel.: 8896-1840
CEP 59300-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!