segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ADESE apoia projeto piloto de pesquisadora da UFRN que irá trazer benefícios para indústria ceramista do Seridó





Rosemeire dos Santos, pesquisadora da UFRN (na foto de blusa vermelha), atua nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Energia da Biomassa, Fontes Alternativas de Energia, Propriedades da Madeira, Estudo da Eficiência na Conversão Térmica da Biomassa e Produção de Carvão Vegetal.

Forno tipo "Caieira", Cerâmica Bela Vista, Parelha/RN

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) está apoiando o projeto intitulado: “MELHORIA DA EFICIÊNCIA TÉRMICA DE FORNOS TIPO “CAIEIRA” UTILIZADOS PELO SETOR CERAMISTA NA REGIÃO DO SERIDÓ-RN”, desenvolvido pela Professora Dra Rosimeire Cavalcante dos Santos – Engª.  Florestal – Doutora em Ciência e Tecnologia da Madeira, pesquisadora da UFRN.

A pesquisadora esteve recentemente apresentando o trabalho no I Fórum Brasil Sobre Biomassa e Energia que aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro na cidade de Viçosa (MG). Durante o evento, a pesquisadora foi questionada em entrevista no programa Painel Florestal TV, do Canal Rural, sobre a aplicação da Biomassa no Nordeste, por ser a região conhecida com clima seco e árido.

As dúvidas sobre a produção trouxe esclarecimentos importantes. Segundo a pesquisadora, a aplicação e produção em larga escala na região do Seridó é possível: "na região do Seridó, produzimos sim, através da lenha. Nós não temos solo e clima para o pinus ou o eucalipto como em Minas Gerais, mas na região do Seridó, temos espécie nativas que produzem biomassa em grande quantidade também", disse.

Minas Gerais, por ser um polo siderúrgico, é o estado que mais consome carvão vegetal no Brasil, por isso, o Fórum Brasil sobre Biomassa e Energia aconteceu em Viçosa, para que a troca de ideias sobre a aplicação da Biomassa seja feita, no mais antigo e tradicional núcleo sobre estudos florestais do Brasil. Embora Minas seja o polo brasileiro da biomassa, a discussão é tão abrangente que trouxe pesquisadores de outros estados e até do Uruguai.

A ADESE esteve presente ao lançamento da pesquisa que aconteceu no dia 20 de agosto no campus da UFRN/CERES/CAICÓ, no auditório do Departamento de Educação. Na oportunidade foi apresentada o objetivo da pesquisa que é  eficiência térmica de fornos tipo “caieira” utilizados pelo setor ceramista na região do Seridó-RN, visando redução no consumo da biomassa utilizada como fonte de energia e o aumento da qualidade dos produtos.

Este projeto será o primeiro em execução paralelo a criação e implantação da Base de Pesquisa no Seridó voltado para estudos ligados a produção de energia através da biomassa, bem como toda a cadeia que utiliza esse tipo de energia como fonte para sua produção, em especial as Cerâmicas da região do Seridó-RN.

Ivanilson Barros Júnior
Assessor Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA
Rua Otávio Lamartine, 891, Centro - Caicó-RN
Tel.: 84 3417-2948 - Cel.: 8896-1840
CEP 59300-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!