quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Estação Ecológica do Seridó reúne Conselho Consultivo da unidade na sede da ADESE, objetivo é demonstrar situação atual



Estação Ecológica do Seridó é uma unidade de conservação e tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas



A Agência de Desenvolvimento do Seridó (ADESE) recebe hoje, 07 de novembro, uma reunião ordinária com o Conselho Consultivo da Estação Ecológica do Seridó,  às 09h30, na sala de reunião da Agência. Na ocasião, os membros do referido Conselho serão informados da situação atual, com retrospectiva dos últimos dois anos das ações desenvolvidas na unidade.

A ADESE faz parte do Conselho Consultivo da Unidade de Conservação, que é sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A finalidade do referido Conselho é contribuir com a implantação e implementação de ações destinadas à consecução dos objetivos de criação da Unidade de Conservação. O atual Gestor Substituto da Estação Ecológica do Seridó é o Sr. George Stephenson Batista.

As entidades que fazem parte do Conselho, além da ADESE, são: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); IBAMA; SEBRAE; FETARN; EMATER; EMPARN; SEAPAC; Prefeituras Municipais, Câmaras Municipais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de São João do Sabugi, Serra Negra do Norte, Caicó e Timbaúba; Policia Militar Ambiental; e Associação Mata Cinzenta (São João do Sabugi).

Sobre a Estação Ecológica do Seridó


A Estação Ecológica do Seridó é uma unidade de conservação e tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. Ela foi criada para preservar o ecossistema da Caatinga, apresentando como peculiaridade a semi-aridez do clima e a vegetação típica do sertão nordestino. Está localizada no sudoeste do estado do Rio Grande do Norte, no município de Serra Negra do Norte. É proibida a visitação pública, exceto com objetivo educacional, e a pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável.

A origem da unidade foi a partir da compra de uma parte da Fazenda Solidão no município de Serra Negra do Norte, que pertencia ao ex Senador Dinarte Mariz. A  aquisição foi feita em 31 de Maio de 1982, pela Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA), responsável na época pela política ambiental do país.

Através do Decreto nº87.222, a microrregião do Seridó ganhou uma Estação Ecológica, com área de 1.166,38 ha. A administração da estação nos primeiros anos ficou a cargo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O ato de criação da Estação Ecológica defini os seus limites geográficos; sua denominação; A entidade responsável por sua administração; e o zoneamento que aprove a realização de pesquisas ecológicas que venham a acarretar modificações no ambiente natural.

Ivanilson Barros Júnior
Assessor Comunicação Centro de Apoio do CBH PPA
Rua Otávio Lamartine, 891, Centro - Caicó-RN
Tel.: 84 3417-2948 - Cel.: 8896-1840
CEP 59300-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!