sábado, 23 de março de 2013

Centro de Apoio ao CBH PPA participa de evento alusivo ao Dia Mundial da Água em Patos/PB

Centro de apoio esteve representando pelo Coordenador, Emídio Gonçalves.

O Dia de Mobilização em Defesa da Água reuniu, no dia 22 de março, cerca de 1000 pessoas, entre estudantes e representantes de entidades públicas e privadas, na Praça Getúlio Vargas, centro da cidade de Patos. O Centro de Apoio ao Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu esteve presente na comemoração ao Dia Mundial da Água, e expos banners informativos a respeito do Comitê.

O Coordenador do Centro de Apoio, Emídio Gonçalves, falou no evento: "É importante para o Comitê participar do Dia Mundial da Água devido a toda a mobilização feita pela Comitê, principalmente o RN que depende da água da Paraíba e trabalha em conjuntos com este estado. A água é vida, e Patos está de parabéns por juntar outras instituições, principalmente as escolas e a sociedade num momento de seca. Precisamos zelar pela água que é um bem muito precioso", finalizou.

A mobilização teve início às 8h e foi oficializada às 9:30, o evento fez parte da programação da Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água, promovida pelo Governo do Estado, e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba(AESA) que organizou eventos em diversas cidades paraibanas.

A gerente regional da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) em Patos,  Fabiana Donato, falou sobre a importância da água: "precisamos conscientizar a sociedade civil o qual é importante este recurso, administrando melhor a nossa fonte hídrica, acho que é uma questão de educação, então vamos educar as crianças de hoje", destacou.
A dona de casa Josicleide Silva, moradora de Patos, visitou o stand da Cagepa e ficou surpresa com as demonstrações sobre a água, e parabenizou a iniciativa. “Gostei de todo o trabalho que vi. O povo tem muita responsabilidade sobre a água que possui e deve se conscientizar. Nós precisamos economizar, a seca tá braba, e a água que temos precisamos cuidar para que não falte”, afirmou.

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) levou sua campanha que pede a população para manter sempre limpas as caixas d’água “De que adianta beber água limpa em um copo sujo?”. Esse era o tema trabalhado como forma de garantir a pureza e qualidade da água tratada que chega às torneiras da população, oferecendo 12 dicas de como realizar essa tarefa para conservação do produto. No estande, o que mais chamou a atenção dos estudantes que estavam no evento foi a torneira mágica, que despertou a curiosidade de centenas de pessoas.

Alunos da Escola Estadual Arlindo Bento, do município de Santa Luzia, apresentaram uma demonstração no estande da 6ª Região de Educação de como medir o PH da água e também um relatório, inclusive fotográfico, mostrando os problemas de abastecimento daquela localidade.

Várias entidades foram à praça levar uma mensagem de preocupação, oferecendo muitas informações de como proteger nossas escassas reservas: Emater/PB, Emepa, UFCG, Faculdade Integradas de Patos, 6ª GRS – Gerência Regional de Saúde, através de sua Vigilância Ambiental, Agevisa, escolas públicas e privadas e bandas de músicas do Sesi e do 3º Batalhão da Polícia Militar.

Ivanilson Barros Júnior
Assessor Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA
Rua Otávio Lamartine, 891, Centro - Caicó-RN
Tel.: 84 3417-2948 - Cel.: 8896-1840
CEP 59300-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!