sexta-feira, 26 de abril de 2013

ADESE parabeniza pesquisadora caicoense que recebe hoje prêmio FAPERN Mulher 2013


A ADESE esteve presente ao lançamento da pesquisa  no dia 20 de agosto de 2012 no campus da UFRN/CERES/CAICÓ

É com muita alegria que a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) parabeniza a Professora Dra Rosimeire Cavalcante dos Santos – Engª.  Florestal e pesquisadora da UFRN pelo prêmio Jovem Mulher Pesquisadora 2013.

O Prêmio FAPERN Mulher Pesquisadora 2013 está em sua terceira edição, e tem como objetivo reconhecer e incentivar a pesquisa científica de relevância produzida por pesquisadoras que atuam no estado. O Prêmio é dividido em duas categorias, Pesquisadora Sênior e Jovem Pesquisadora.

A vencedora da categoria Sênior foi a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Helenice Vital e a vencedora da categoria Jovem foi a engenheira florestal  Rosimeire Cavalcante.

A cerimônia de entrega do Prêmio FAPERN Mulher Pesquisadora 2013 será nesta sexta-feira (26), com a entrega feita pela governadora Rosalba Ciarlini. A solenidade será realizada no auditório da Governadoria, a partir das 10h.

Recentemente, no dia 21 de março, a ADESE teve a oportunidade de receber para um diálogo a  pesquisadora Rosimeire Cavalcante dos Santos, que veio a Agência em busca de apoio logístico/pessoal para a execução de acompanhamento do projeto laureado pela FAPERN que possui o título: “Melhoria da Eficiência Térmica de fornos Tipo “Caieira” utilizados pelo setor ceramista na Região Do Seridó-RN".

Este projeto, que foi o vencedor do prêmio, é voltado para a produção de biomassa como fonte de fornecimento de energia através do manejo sustentável da lenha. A pesquisa se volta para a busca de fontes de energia alternativas para o setor cerâmico, considerado um dos setores econômicos de grande relevância do interior do RN.

A ADESE acompanha o projeto desde lançamento da pesquisa no dia 20 de agosto de 201 no campus da UFRN/CERES/CAICÓ, no auditório do Departamento de Educação.  

PERFIL
Professora Doutora Rosemeire dos Santos, docente.ufrn.br/meirecaico,  pesquisadora da UFRN, atua nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Energia da Biomassa, Fontes Alternativas de Energia, Propriedades da Madeira, Estudo da Eficiência na Conversão Térmica da Biomassa e Produção de Carvão Vegetal.
É professora da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), unidade especializada em Ciências agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Atualmente participa de um acordo de cooperação científica entre a UFRN e a Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha.  E tem representando a EAJ com o projeto “Estudo da produção e potencial energético de espécies madeireiras e da eficiência dos fornos utilizados pelo setor ceramista na região do Seridó–RN”. 

Ivanilson Barros Júnior
Assessor Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA
Rua Otávio Lamartine, 891, Centro - Caicó-RN
Tel.: 84 3417-2948 - Cel.: 8896-1840
CEP 59300-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!