sexta-feira, 19 de abril de 2013

ADESE participa de reunião na Associação Comunitária dos Sítios Umbuzeiro e Concórdia na comunidade Umbuzeiro

Reunião solicitou a órgãos gestores de recursos hídricos melhorias em projetos hídricos para a comunidade.

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) participou ontem, 18 de abril, a convite da Associação Comunitária dos Sítios Umbuzeiro e Concórdia, de reunião e discussão que solicita a órgãos gestores de recursos hídricos melhorias em projetos hídricos para a comunidade.

A Associação enviou ofício a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH/RN) solicitando providências urgentes na limpeza do poço tubular comunitário, na localidade Concórdia. Vale ressaltar que este poço é a única fonte de água que atende o consumo humano da população, cerca de 30 famílias.

Além disto, a reunião buscou discutir a gestão e o funcionamento do dessalinizador. Através de um termo de parceria, assinado em 2003, entre a Associação e o Governo do Estado/SETHAS (Programa de Combate a Pobreza Rural), foi instalado um dessalinizador, ligado ao poço da Comunidade Concórdia, e que até o momento teve a sua responsabilidade de manutenção pela comunidade.

Com isso, a comunidade solicita que o dessalinizador seja cadastrado no sistema da SEMARH para os processos de acompanhamento e manutenção, pois os técnicos alegam que este poço não pertence ao sistema, estando estes impedidos de fazerem manutenção. Assim, com o agravamento da seca, a comunidade solicita também técnicos que possibilitem a capacitação permanente dos usuários da água no sistema de operação e manutenção do dessalinizador, e na gestão das águas.

Estiveram presentes a reunião, Prefeito em exercício de Caicó/RN, Oriel Segundo de Oliveira, Secretário de Agricultura de Caicó, Hamilton Teixeira, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Caicó, Conselho do FUMAC e SEAPAC. A ADESE irá acompanhar e intermediar soluções para esta comunidade.

Ivanilson Barros Júnior
Assessor Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA
Rua Otávio Lamartine, 891, Centro - Caicó-RN
Tel.: 84 3417-2948 - Cel.: 8896-1840
CEP 59300-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!