quarta-feira, 29 de maio de 2013

ADESE participa de reunião do consórcio de resíduos sólidos e divulga Conferência Regional de Meio Ambiente

Prefeito de Caicó é o Presidente do Consórcio do Seridó

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) participou ontem, terça-feira, 28, em Currais Novos, de reunião para discutir o Consórcio dos Resíduos Sólidos da Região do Seridó e a Conferência Regional do Meio Ambiente, que acontecerá no dia 05 de julho em Caicó, com mobilização da ADESE.

Estiveram reunidos, além da Agência, os prefeitos e os representantes dos 25 municípios que integram o consorcio da região do Seridó. O evento aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO), que tem sede em Currais Novos/RN.

Representando o Governo do RN estavam presentes, Anna Paola Oliveira, geógrafa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), e o engenheiro Sérgio Pinheiro. A SEMARH tem apoiado os municípios do Estado no que diz respeito à gestão de Resíduos Sólidos, fomentando a criação e organização de consórcios intermunicipais.

A SEMARH vem planejando essas ações tendo como base o Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (PEGIRS), lançado em junho de 2012 pelo Governo. E inclui a criação de consórcios públicos. Além disso, a regionalização dos aterros sanitários faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, para que o lixo dos municípios tenha uma destinação adequada.

No Consórcio do Seridó existe uma Diretoria, com estatuto aprovado e uma Comissão de apoio. Depois de criado, o consórcio administrará o sistema de aterro que atende sua região. O projeto do Consórcio Regional do Seridó está pronto e vai atender 25 municípios da região. Esse projeto tem recursos assegurados através de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde no valor de R$ 22 milhões, incluindo contrapartida do Governo Estadual.

O consórcio, que terá uma gestão integrada entre os municípios, contará com um aterro sanitário em Caicó e estações de transbordo em alguns municípios para facilitar o escoamento dos resíduos.

Conferência Regional do Meio-Ambiente

Em reunião na ADESE, representantes de várias instituições preparam para o dia 05 de julho a Conferência Regional do Meio-Ambiente, que acontecerá em Caicó.

Segunda-feira, 03 de junho, a ADESE lançará a mobilização para Conferência Regional, com diversas ações midiáticas. Essas conferências  regionais do Meio Ambiente contarão com quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental.
As propostas elaboradas pelos municípios serão entregues aos delegados regionais que participarão da Conferência Nacional, que acontecerá de 24 a 27 de outubro em Brasília.

Ivanilson Barros Júnior
Assessor Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA
Rua Otávio Lamartine, 891, Centro - Caicó-RN
Tel.: 84 3417-2948 - Cel.: 8896-1840
CEP 59300-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!