segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Reunião Extraordinária do CBH PPA foi marcada por discussões e preocupações sobre uso da água do rio Piranhas

1ª reunião extraordinária do CBH PPA aconteceu na cidade de São Bento/PB
no dia 04 de outubro
A 1ª reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), que aconteceu na cidade de São Bento/PB, no dia 04 de outubro, foi marcada por diversas discussões a respeito do uso e da qualidade da água do Rio Piranhas-Açu.

Durante os dias, 24 a 27 de setembro, a Agência Nacional de Águas e o CBH PPA realizaram reuniões com irrigantes que captam água no rio Piranhas-Açu em cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte para discutir a situação crítica do açude Coremas-Mãe d’Água e do rio Piranhas.

As reuniões foram apresentadas por especialistas de recursos hídricos da ANA, que mostraram os riscos e danos potenciais aos irrigantes e ao abastecimento da população sobre os dados referentes a quantidade existente na bacia e captação nela. Além disso, as reuniões pretendiam discutir as ações pactuadas em Brasília, com os órgãos estaduais gestores de recursos hídricos, sobre a adoção de boas praticas de irrigação, além de estabelecimento de regras para a redução do uso.

Durante toda a reunião extraordinária foi este o principal ponto de pauta, em Plenária foram ouvidos vários membros que esclareceram e discutiram sobre estas ações discutidas e pactuadas pela ANA, em conjunto com órgãos gestores.

Ao final da reunião foi definida uma proposta, deliberação n° 016/2013 de 04 de outubro de 2013, que será encaminhada a Agência Nacional de Água pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu. Assim definida que seja dividida o período de irrigação em dois grupos (ver tabela abaixo) nas cidades abastecidas pelo açude Coremas, no horário da tarifa verde.

1ª grupo
Coremas/PB; Cajazeirinhas/PB; Pombal/PB e Paulista/PB.
Essas cidades terão direito a irrigação na segunda-feira.
2ª grupo
São Bento/PB; Jardim de Piranhas/RN e Jucurutu/RN.
Essas cidades terão direito a irrigação na terça-feira.


A 1ª reunião extraordinária do CBH PPA teve início às 08h30 e termino às 13h, realizada no auditório da Câmara Municipal de São Bento/PB.  Estiveram presentes à reunião: Agência Nacional de Águas (ANA), Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (DNOCS), Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), Superintendência de Administração do Meio Ambiente da PB (SUDEMA), Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Rio Grande do Norte (CAERN).

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual do Estado da Paraíba (UEPB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (IFPB), PETROBRAS, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado da Paraíba (EMATER/PB), ONG Carnaúba Viva, Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), Núcleo de Integração Rural de Pombal, CA São João do Sabugi, Piscicultura Fine Fish - São Bento/PB, Prefeitura Municipal de: Cajazeiras/PB, Ipanguaçu/RN, Jardim de Piranhas/RN, Jucurutu/RN; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de: Souza/PB, Pombal/PB, Paulista/PB, São Bento/PB, Jardim do Seridó/RN, Florânia/RN e Jucurutu/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Adese agradece o seu comentário!